Obrigatória para empreendedores de qualquer porte, a nota fiscal garante segurança tanto para empresas quanto para consumidores.
A nota fiscal surgiu no Brasil no início da década de 1970 com o objetivo de combater a sonegação fiscal. Inicialmente preenchida à mão, passou por inúmeras transformações até chegar à forma atual, a nota fiscal eletrônica.
Emitir nota fiscal é obrigatório a todas as empresas com atividade econômica comercial e empresas cadastradas no regime do Simples Nacional. O empreendedor deve identificar qual o tipo de nota ideal para a empresa, como a Nota Fiscal Eletrônica de Produtos ou Mercadorias (NF-e), Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e (N) e Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e).
A emissão da nota fiscal é a garantia de que a empresa está atuando legalmente e pagando corretamente os seus tributos. Ao emiti-la, a empresa aumenta também a confiança de seus clientes, pois esse documento lhes garante seus direitos, como a troca de produto ou reembolso de produtos.
Emitindo nota fiscal
É importante conferir o credenciamento fiscal da empresa para saber em qual tipo de NF a empresa se enquadra. Também é interessante ter algum software emissor, que facilite a emissão e o controle sobre as notas fiscais.
NF-e on-line
Há várias formas de emissão da nota fiscal, como por meio de softwares emissores integrados ao sistema de gestão da empresa, mas também existem outras plataformas on-line, como o site do Sebrae. Para essa opção, basta acessar o link do site emissor de nota fiscal eletrônica (NF-e) e seguir com o download do aplicativo para geração de notas.
NF-e pelo Nota Fiscal Eletrônica de Serviço
Para expedir a NF-e pelo sistema da prefeitura do município, o empresário deve criar um cadastro da empresa na inscrição municipal na prefeitura da cidade em que reside. Essa inscrição municipal gera um número de identificação do MEI no cadastro da cidade. Em seguida, por meio de um e-mail, o empresário receberá um login e senha para começar a emitir NFs.
A nota fiscal eletrônica ao consumidor também pode ser emitida no site da Secretaria da Fazenda, após a liberação solicitada pelo empreendedor.
Nota fiscal e cupom fiscal
A nota fiscal tem mais informações do que o cupom fiscal. Além dos dados sobre a empresa, data e horário da operação, descrição de mercadorias e informações de pagamento, a NF também traz informações sobre os impostos de cada produto, sobre o cliente, a transportadora etc.
A NF pode ser usada como garantia para eventuais trocas de produtos, reembolso e também para controle e fiscalização da Receita Federal. Por isso, é importante que sejam armazenadas por até cinco anos, no mínimo.
Entender a importância da emissão de NFs faz toda a diferença para simplificar esse processo da rotina dos empreendedores e para evitar problemas na hora de declaração do IR. Saiba mais sobre esse tema acessando os textos do Sebrae: Nota Fiscal eletrônica: tudo o que você precisa saber e Gestão Financeira.
Fonte: Portal SEBRAE (Link a matéria original)