Neste artigo a especialista Silvia Brunelli comenta sobre a nova funcionalidade gratuita do governo federal que protege o CPF do cidadão de diversas ameaças.
No último dia 21 de maio, o Governo Federal lançou oficialmente uma ferramenta gratuita de proteção dos CPF de todos os cidadãos em território nacional.
Trata-se do Programa “Proteção do CPF”, uma ferramenta gratuita que protege o seu CPF de qualquer acesso indevido.
Vamos entender como funciona.
Desde que você ative essa funcionalidade para o seu CPF, ninguém poderá incluir seu CPF em transações sem seu conhecimento.
A ferramenta de proteção é integrada com os cartórios de registro de imóveis, cartórios de registro de pessoas jurídicas, juntas comerciais, com o Detran e até com a OAB.
Assim, seu CPF não poderá ser incluído em uma operação de compra ou venda ou incluído em algum quadro societário de empresas, o que é muito comum bandidos abrirem empresas em nome dos chamados “laranjas”, pessoas que não tem conhecimento da existência de empresas no seu nome.
Para ativar essa proteção gratuita que está disponível para todos os CPFs, basta você entrar na sua conta do gov.br, colocar seu login e senha e procurar pela ferramenta “Proteger meu CPF”.
Depois basta ativar e pronto! Seu CPF estará protegido e caso alguém tente usar seu CPF sem seu conhecimento, o sistema gerará um alerta te avisando.
Segundo informações oficiais do Governo Federal, 155 milhões de cidadãos devem se beneficiar dessa nova forma de proteção gratuita.
Essa ferramenta faz parte dos esforços do Governo Federal em prover mais segurança digital aos brasileiros, vez que sabemos que o Brasil é o primeiro país no ranking de vítimas de ataques cibernéticos pelo terceiro ano consecutivo, de acordo com o levantamento da empresa Palo Alto Networks, atualmente com um aumento de 56,1% em relação aos anos anteriores.
Cabe a você, Contador, avisar seus clientes dessa nova funcionalidade no Gov.br, vamos tornar nossos CPFs mais protegidos.
Fonte: Portal Contábeis (Link da matéria original)